A intenção é resgatar as brincadeiras antigas, o cozinhar com crianças, a construção de brinquedos, cantigas de roda, músicas e histórias infantis para que todas as crianças possam ser crianças de verdade e não miniaturas de adultos!

Quase todo o material aqui postado, foi encontrado em ferramentas sociais da internet. Caso alguém sinta-se ofendido ou prejudicado com alguma de suas publicações aqui encontradas, por gentileza, comunica-me que a mesma será retirada ou terá os devidos créditos. Pois, não há intuito algum do uso má fé autoral, e sim de resgatar e expandir o universo infantil!
Embora adultos, temos uma criança dentro de nós. Então, se deliciem!

quarta-feira, 27 de março de 2013

dia do circo

-Hoje tem marmelada?
-Tem sim, senhor!
Hoje comemora-se no Brasil, comemora-se o Dia do Circo (27 de março). Uma homenagem ao palhaço brasileiro Piolin, que nasceu nessa data, no ano de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo.
Tem muita criança que ao ver um palhaço começa a chorar. Outras, ficam desesperadas e inclusive chegam a sentir ataques de pânico e arritmias cardíacas.  Não se sabe a razão deste medo irracional, provavelmente a criança enxergará um palhaço como uma figura ameaçadora, já que o individuo usa uma maquiagem carregada e uma grande peruca, ocultando sua verdadeira identidade. 

A criança que tem Coulrofobia quando vê uma imagem ou um palhaço real sofre arritmia cardíaca, perda de folego, pânico, suores e náuseas. Os sintomas são físicos por que é real o que ela sente quando vê o que lhe dá medo.
  Antigamente, muitos hospitais e consultórios infantis tinham palhaços decorando as paredes, coisa que hoje em dia praticamente é raro de se encontrar, já que foi comprovado que muitas crianças se assustavam. 
O medo de palhaços é classificado pela psiquiatria como fobia e tem o nome de "Coulrofobia". O prefixo "coulro" vêm do grego  κωλοβαθριστής (kōlobathristēs), que significa “aquele que anda sobre pernas de pau”, já que antigamente alguns palhaços andavam sob pernas de pau.

 

 

 
http://www.culturapracrianca.com/diadocirco

Nenhum comentário:

Postar um comentário