Aos meus sobrinhos, Lívia, Letícia, Júlia e Bernardo, que curtem muito as brincadeiras antigas, adoram cozinhar e a dançar cantigas de rodas e a construir brinquedos com sucatas. À todas as crianças e adultos que acreditam que exista divertimento fora dos brinquedos tecnológicos!
A intenção é resgatar as brincadeiras antigas, o cozinhar com crianças, a construção de brinquedos, cantigas de roda, músicas e histórias infantis para que todas as crianças possam ser crianças de verdade e não miniaturas de adultos!
Quase todo o material aqui postado, foi encontrado em ferramentas sociais da internet. Caso alguém sinta-se ofendido ou prejudicado com alguma de suas publicações aqui encontradas, por gentileza, comunica-me que a mesma será retirada ou terá os devidos créditos. Pois, não há intuito algum do uso má fé autoral, e sim de resgatar e expandir o universo infantil! Embora adultos, temos uma criança dentro de nós. Então, se deliciem!
quarta-feira, 15 de agosto de 2012
Bolo do papai
O dia dos pais já passou, mas não é tarde para fazer um bolo caracterizado com os pequenos para o paizão. No aniversário ou em qualquer data. Afinal, ele merece!
Bolo com recheio de Doce de Leite Moça e cobertura de glacê e açúcar, com formato de camisa.
Bata as claras ligeiramente com um garfo ou batedor de arame e, aos poucos, acrescente o açúcar de confeiteiro. Com o auxílio de uma espátula, cubra o bolo e reserve.
Decoração:
Bata a clara ligeiramente e acrescente o açúcar de confeiteiro aos poucos, até obter uma pasta bem consistente, que não gruda nas mãos. Divida a pasta em três partes. Para o colarinho: com uma parte da pasta, faça um rolo com as mãos (cerca de 15 cm). Aproxime as duas extremidades, vire-as em direção ao seu corpo e aperte-as com a palma das mãos, formando o colarinho. Aperte com a ponta dos dedos a parte superior, moldando. Se preciso, use a ponta de uma faca para alisar e ajustar as pontas. Para a gravata e os punhos da camisa: abra o restante da pasta com o auxílio de um rolo de massas. Corte com uma faca em formato de gravata (cerca de 28 cm de comprimento). Com as aparas da massa, forme os punhos da camisa, cortando dois retângulos de 7 x 9 cm. Disponha o colarinho, a gravata e os punhos sobre o bolo. Misture o granulado e o açúcar cristal amarelo, espalhe sobre o bolo e nas laterais, preservando o colarinho e os punhos. Coloque um confeito colorido de chocolate sobre cada punho e espalhe o restante sobre a gravata. Conserve o bolo na geladeira até o momento de servir.
Massa:
Bata as claras em neve. Junte as gemas uma a uma e o açúcar, até que fique uma massa fofa. Derreta a manteiga no leite quente, junte à massa e bata ligeiramente. Desligue a batedeira, acrescente a farinha peneirada com o fermento, misturando delicadamente. Unte uma fôrma retangular grande (23 x 32 cm), coloque papel-manteiga e unte novamente. Despeje a massa e leve para assar por cerca de 50 minutos em forno médio (180 ºC) pré-aquecido. Retire do forno e deixe esfriar.
Recheio:
Misture o Doce de Leite Moça com o Creme de Leite até obter uma mistura homogênea. Reserve. Corte o bolo frio ao meio e recheie.
Nenhum comentário:
Postar um comentário